1
Boletim informativo epidemiológico de Sífilis

Boletim informativo epidemiológico de Sífilis


A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clinicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

A transmissão pode ocorrer por relação sexual sem preservativo com uma pessoa infectada ou ser transmitida para a criança durante a gestação e parto, podendo apresentar consequências  severas como abortamento, prematuridade, natimortalidade, manifestações congênitas precoces ou tardias e/ou morte do recém-nascido (RN).

O Brasil, assim como muitos países, apresenta uma reemergência da doença. Diante disso, o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno e adequado da sífilis adquirida, em gestantes e da sífilis congênita, são determinantes para impactar na redução da morbimortalidade.

O município de Nova Ponte, nos anos de 2021 a outubro de 2022, manteve uma incidência baixa de notificação de Sífilis Adquirida e Congênita na população, e taxa alta de detecção precoce em gestantes. Em outubro de 2022 tivemos um maior número de notificações de sífilis adquirida, devido à ação feita durante semana do dia Nacional de Combate a Sífilis.