1

Secretarias

DMAE - DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS

O DMAE é uma autarquia da Prefeitura de Nova Ponte que dispõe de autonomia econômico-financeira e administrativa. Compete ao DMAE, com exclusividade: estudar, projetar e executar obras de construção, ampliação ou remodelação dos sistemas públicos de abastecimento de água potável, de esgotos sanitários e saneamento de cursos d’água; atuar como coordenador e fiscalizador da execução dos convênios firmados entre o Município e os órgãos federais e estaduais, em projetos e obras relativas aos serviços de água e esgoto; operar, manter, conservar e explorar diretamente os serviços de água potável e de esgotos sanitários; lançar, fiscalizar e arrecadar as tarifas dos serviços de água e esgotos e as tarifas ou contribuições que incidirem sobre os terrenos beneficiados com tais serviços; exercer quaisquer outras atividades relacionadas com os sistemas públicos de água e esgoto, compatíveis com leis gerais e especiais. 2



Secretário: José Marley Gundim
Telefone: (34) 3356-8055
Email: dmae@novaponte.mg.gov.br
OUVIDORIA DO MUNICÍPIO

Entre em contato com o município de Nova Ponte



Secretário: Ouvidoria
Telefone: Ouvidoria
Email: ouvidoria@novaponte.mg.gov.br
PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO

A Procuradoria Geral do Município tem como principais atribuições defender os interesses do Município em juízo, coordenar, controlar e delinear a orientação jurídica a ser seguida pela Prefeitura e também coordenar estudos visando o aperfeiçoamento do Município como ente da Federação Brasileira. E ainda expedir portarias, resoluções, instruções normativas e demais atos internos correlatos à área de atuação da Procuradoria Geral.



Secretário: Dr. Marcio Pedrosa dos Santos
Telefone: (34) 3356-8043
Email: procuradorgeral@novaponte.mg.gov.br
SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL, HABITAÇÃO E ANTIDROGAS

A Secretaria Municipal de Ação Social, Habitação e Antidrogas, têm por finalidade planejar, coordenar, executar e programar a política de assistência social, com ações direcionadas à criança, ao adolescente, ao jovem, à mulher, ao idoso, à família, à pessoa com deficiência, à população em situação de rua e mendicante, ao trabalho, a assistência social e suas relações. Além disso, a Secretaria também tem por finalidade promover a consolidação das políticas públicas sobre drogas adstritas à prevenção e reinserção social.



Secretário: Nereston Caldeira Brasão Junior
Telefone: (34) 3356-8090
Email: social@novaponte.mg.gov.br
SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

A Secretaria Municipal de Administração e Finanças tem como principais atribuições executar atividades relacionadas a recursos humanos, como recrutamento, seleção e treinamentos dos funcionários municipais. Além disso, organiza, coordena, executa, controla e avalia a política tributária e fiscal do Município. Assessorar o Prefeito quanto ao planejamento, coordenação, controle e avaliação das atividades desenvolvidas pela Administração Municipal.



Secretário: Ilson Belchior Ferreira
Telefone: (34) 3356-8003
Email: fazenda@novaponte.mg.gov.br
SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento tem por finalidade, em consonância com as diretrizes estratégicas de governo, planejar, organizar, dirigir, coordenar, executar, controlar e avaliar as ações setoriais relativas ao desenvolvimento do Município de Nova Ponte. Além disso, é de responsabilidade da secretaria promover as políticas públicas de preservação e conservação do meio ambiente.



Secretário: Juliano Fernandes Cardoso
Telefone: (34) 3356-8072
Email: desenvolvimento@novaponte.mg.gov.br
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação tem por finalidade planejar, coordenar e articular a execução da política educacional do Município. Promoção e incentivo de uma Educação de qualidade para todos, tendo como princípios a valorização e a capacitação dos educadores, igualdade de acesso dos alunos e a sua permanência na escola.

 



Secretário: Eloize Lemos David Luiz
Telefone: (34) 3356-8042
Email: educação@novaponte.mg.gov.br.
SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO

A Secretaria Municipal de Governo tem como principais atribuições materializar e coordenar ações do Prefeito Municipal, na condução de seu programa de governo. Assessorar o Prefeito nas relações político-administrativas com os munícipes, órgãos, entidades públicas e privadas e associações de classe. Além disso, coordena as atividades políticas, buscando viabilizar a unidade interna entre os membros da Administração, a participação popular e o apoio da sociedade às ações de Governo.



Secretário: Hilton Conceição da Costa
Telefone: (34) 3356 8045
Email: governo@novaponte.mg.gov.br
SECRETARIA MUNICIPAL DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E AGROPECUÁRIA

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Agropecuária tem por finalidade planejar, organizar, dirigir, coordenar, executar, controlar e avaliar as ações governamentais relativas à promoção e ao fomento da indústria, do comércio, dos serviços e da agropecuária; do desenvolvimento sustentável do meio rural e à atração de investimentos para o Município.



Secretário: Samuel Resende Machado
Telefone: (34) 3356-8020
Email: agricultura@novaponte.mg.gov.br
SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos tem por finalidade promover, planejar, organizar, coordenar, executar e avaliar a política municipal de obras, concernente à construção, manutenção e conservação de obras públicas municipais e instalações para prestação de serviços à comunidade. 



Secretário: Manuel Camilo Campos
Telefone: (34) 3356-8050
Email: secobras@novaponte.mg.gov.br
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde tem como principais atribuições formular e coordenar a política municipal de saúde e supervisionar sua execução nas instituições que integram sua área de competência. Além disso, participa do planejamento, programação e organização da rede regionalizada e hierarquizada do Sistema Único de Saúde – SUS, no seu âmbito de atuação, em articulação com a direção estadual e nacional do Sistema.



Secretário: Ana Julia de Brito
Telefone: (34) 3356-8060 / 3356-8006
Email: secsaude@novaponte.mg.gov.br
SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO, ESPORTE E CULTURA

A Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura tem como objetivo promover o planejamento e fomento das atividades culturais, valorizar as manifestações artísticas e culturais que expressam a diversidade étnica e social de Nova Ponte, preserva e valoriza o patrimônio cultural material e imaterial, promove intercâmbio cultural nos âmbitos regional, entre outras atribuições. No setor de Esportes, a Secretaria promove o acesso à prática de atividades sociais, recreativas, comunitárias e de lazer, além de promover a realização de eventos esportivos. No Turismo temos por finalidade a execução da Política Municipal de Turismo, atuando de forma integrada na consecução dos objetivos e metas governamentais do estado.



Secretário: Diogo João das Neves
Telefone: (34) 3356-8046
Email: secesportecultura@novaponte.mg.gov.br