1
Duas equipes de Nova Ponte conquistam 1º lugar na Olimpíada Empreendedora promovida pelo Sebrae-M

Duas equipes de Nova Ponte conquistam 1º lugar na Olimpíada Empreendedora promovida pelo Sebrae-M

O município de Nova Ponte, no Triângulo Mineiro, conseguiu uma marca inédita. Duas equipes de escolas municipais da cidade venceram a Olimpíada Empreendedora do SEBRAE Minas. A competição contou com 103 municípios e 729 escolas inscritas. A Olimpíada foi dividida em três segmentos, o ‘ensino Fundamental Anos Iniciais’, ‘Ensino Fundamental Anos Finais’ e ‘Ensino Médio’. Com tantos alunos participando da competição em todo o estado, Nova Ponte conseguiu o primeiro lugar com duas equipes.  

A equipe ‘Litera Books’, coordenada pela professora Mara Rúbia, da Escola Municipal Professor José Teodoro Borges, garantiu o primeiro lugar no Ensino  Fundamental Anos Iniciais. A equipe que é composta por quatorze alunos desenvolveu um site que oferece conteúdos, como contos, textos, vídeos, jogos, cruzadinhas, quizes e até podcasts ensinando inglês. A ideia do projeto foi popularizar e dar acesso ao ensino do idioma aos alunos de Nova Ponte. O site foi elaborado e tem sido alimentado com a participação dos estudantes que depositam conteúdos diversificados para atrair a criançada e ensina uma das línguas mais importantes e usados no mundo. 

Já a outra equipe vencedora é a ‘Thinking Brains (cérebros pensando) da Escola Municipal São Miguel, que tem na coordenação a professora Adriele Santos. A equipe conseguiu o primeiro lugar do ensino Fundamental II do estado de Minas. A conquista se deu a partir da criação de um aplicativo chamado "Persista", que tem o objetivo de discutir temas sérios que envolvem o cotidiano escolar, como racismo, depressão, bullying, ansiedade, obesidade e sexualidade. A ideia do aplicativo consiste em abordar esses temas sob uma analise técnica trazendo para o debate profissionais, especialistas e promovendo o respeito ao próximo, os direitos humanos e o encolhimento das diversidades entre indivíduos e grupos sociais. Para desenvolver esse projeto, a equipe colheu depoimentos e gravou vídeos com profissionais ou pessoas ligadas à defesa de cada tema e disponibilizou o conteúdo em um aplicativo que pode ser baixado por smartphone Aindroid. 

A Secretária de Educação, Eloize Lemos David, comemorou a conquista e o resultado obtido. "Nós da Secretaria de Educação estamos muito felizes com o excelente resultado dos alunos e das professoras coordenadoras destes projetos que envolvem amor, empatia e principalmente muito aprendizado.”, disse. 

O Prefeito de Nova Ponte, Lindon Carlos, também comemorou o resultado e ressaltou a qualidade do ensino municipal. "Quero parabenizar a todos os profissionais e alunos envolvidos nos projetos. Graças ao empenho e a criatividade de vocês, Nova Ponte se tornou a única cidade do estado com duas equipes vencedoras na Olimpíada do SEBRAE. Uma marca que reforça ainda mais a qualidade do nosso ensino e o carinho com os nossos alunos", disse.

A Olímpiada

A Olimpíada Empreendedora foi uma iniciativa do Sebrae-MG com o objetivo de criar uma comunidade de aprendizagem entre os educadores da rede pública e, assim, auxiliá-los a estimularem os alunos a terem uma visão empreendedora para criar soluções digitais que facilitem as práticas pedagógicas.

O tema da olimpíada era: “Qual digital você vai deixar no mundo?" A ideia era que os professores conseguissem entender novas práticas de aprendizagem para solucionar problemas locais (ou do ambiente escolar) de forma criativa e colaborativa e principalmente de forma digital.